terça-feira, 28 de julho de 2009

5º dia: Capela do Saco a Carrancas

Desculpe-nos a demora com a atualização das postagens. Como já explicamos, não é toda cidade que possui internet disponível a todos.

Desta vez acordamos bem mais cedo conforme combinado na reunião da véspera e conseguimos sair às 8:10h. A proposta era enfrentar a tão esperada serra de Carrancas.

Não a subestimamos e nos preparamos para algo mais difícil. Mas a viagem foi maravilhosa. Foram 24,9km de estrada de terra que nos deixou extasiados. Minas Gerais é um estado privilegiado. Talvez nem as fotografias poderão transmitir sensação tão incrível.

A beleza da paisagem fez com que nos esquecêssemos do marcador de quilometragem. O que seriam 3 paradas em intervalos de 10km cada, tornou-se apenas pequenas pausas para fotografias. Se dependesse do Zeca, pararíamos a cada 100m.

Chegamos ao asfalto e nos deparamos com uma muralha natural, a famosa Serra de Carrancas. Estávamos com tanta energia, que não foi dificil chegar ao topo. Foram cerca de 300m de altitude a serem vencidos em pouco mais de 1km de estrada. Mas lá no topo, só felicidade. A vista compensou cada pedalada.

Avistamos um morro adiante, um pouco mais alto e, ao invés de seguirmos direto para a cidade de Carrancas, resolvemos pegar uma trilha que nos levou até o ponto mais alto da região. 360º de um mar de montanhas a perder de vista. O vento nos trazia um pouco do mundo que vem de todo lugar. Um pouco de nós também foi com ele. A companhia de um dócil cãozinho que recebeu água fresca do camel back do Gabriel.

Após inúmeras sessões de fotografias, descemos e nos deparamos com um grupo de viajantes que há 1 semana também percorreu o Caminho Velho da Estrada Real. Simone e cia limitada nos deu algumas dicas e disse que aproveitou algumas informações deste mesmo blog para ajudar na sua viagem. Não dissemos que estamos ficando famosos...

Depois de toda subida, uma grande descida nos fez registrar mais de 80km/h nos velocímetros (mas respeitamos o limite de velocidade e descemos engrenados).

Em Carrancas uma voz interior soou bem alto por entre as montanhas da cidade: COMIDA!!! No posto de combustível, não foi cheiro da gasolina que nos fez parar. Bife de boi para os mais carnívoros e salada frequinha para os vegetarianos. O ambiente era o mais propício. Até lugar para descansar na sombra havia.

Jogamos conversa fora sobre experiências militares e piadas de mau gosto e decidimos procurar a pousada contactada no inicio do projeto.

Alguns contratempos, mas deu tudo certo. Ficamos numa Hospedaria gentilmente sugerida pela Poliana, contato próximo do Raoni, e jantamos um delicioso frango com quiabo acompanhado de angu, couve e salada de tomate. Bolinho de chuchu, arroz bem branquinho e feijão feito na hora num tradicional fogão a lenha. Precisa de mais alguma coisa?

O Zeca, para variar, não descolou a mão da máquina fotográfica. Tirou várias fotos da praça e da igreja. Juntamente com Luciano, Anita e Leonardo foi a cachoeira da fumaça, cartão postal da cidade.

Foi um dia maravilhoso, 34km de pedalada e só alegria.

Detalhes do trajeto:

Verde por todos os lados, céu limpíssimo e ensolarado, córregos com águas cristalinas, matas ciliares preservadas, ser humano em harmonia com a flora e a fauna.

O sono chegou... até amanhã.

4 comentários:

  1. queremos fotos!!!!!!
    bjocas queridos!

    ResponderExcluir
  2. QUERO VER AS FOTOS TMB HEIN GALERA !!!!
    BRAÇAO PRA TODOS ,SE VCS FOREM PRA DUBAI ME CHAMA ........
    KKAKAKKAKAKKAKAKKAKAKKAKKA......
    DETALHE :
    QUE RANGO FOI ESSE HEIN ,TRÁS UM MARMITEX PRA MIM .....
    INTÉ PIRATASSSSS !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ontem comi frango com quiabo, baum demais! Cadê as fotos? Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cade a continuação do blog galera!?
    Fiquei sabendo q vc tiveram sucesso! PARABENS pq eu sei q vcs merecem!
    Admiro mto o trabalho de vcs!
    Um forte Abraço
    Caio Poletti
    (o ciclista de SP sem freio rs)

    ResponderExcluir