domingo, 26 de julho de 2009

3° dia - Lagoa Dourada a São João Del Rei

Acordamos às 7h e desfrutamos do típico café da manhã mineiro, com direito a broa de fubá, café com leite, pão, biscoito de polvilho, entre outras "iguarias".


Após o ritual de organizar as bagagens e revisar as bicicletas nos reunimos para discutir o itinerário. Havia uma dúvida se seguiríamos pela estrada de terra ou pelo asfalto. Para agradar a todos, escolhemos um caminho misto.


Saímos aproximadamente às 9:40h, com destino a Prados e percorremos 30km de estrada de terra. Foi cansativo, emocionante, com direito a carregar as bicicletas e atravessar córregos, subir ladeiras e descer morros... uma verdadeira aventura com a agradável companhia dos marcos da Estrada Real, que nos davam a certeza que estávamos no caminho certo.


Nos emocionou a presteza do sr. Ronaldo, que sem pedirmos nada nos acompanhou até o ponto em que ele julgava que pudéssemos nos perder, garantindo o sucesso do trajeto. Colhemos seu autógrafo e prometemos que quando tivermos acesso a um scanner, divulgaremos no blog - ele merece!


A segunda personalidade do dia foi o sr. Emerson e seu companheiro, que nos ofereceu água e churrasquinho (e água que passarinho não bebe...) num momento em que nossas provisões ameaçavam acabar, já que havíamos percorrido mais chão do que combinamos com o carro de apoio.


Aliás este foi o primeiro pequeno desencontro da equipe, quando perdemos contato com o Zeca, que foi nos encontrar quase 4h após a partida, pois alguns trechos da estrada impossibilitavam o acesso por carro e não havia qualquer sinal de celular. Mas deu tudo certo e agradecemos o nosso carro de apoio pela paciência e auxílio.


Abastecemos os estômago com dois deliciosos frangos (e bolinhos de queijo para os vegetarianos da equipe) no bar do Zico do Teia. Os ossos foram oferecidos para um cãozinho amistoso que também tirou a barriga da miséria.


Seguimos para São João Del Rei pelo asfalto, acrescentando mais 27km à nossa epopéia. Neste momento, só alegria. Lavar as bicicletas, descarregar o carro e conhecer o Albergue Vila Hostel, o local onde pernoitaremos hoje.


Anita conquistou nova amizade com uma curitibana eloquente e simpatissíma que fez um registro fotográfico do grupo após ver a repercussão na mídia da nossa expedição. Estamos famosos. (Brincadeira).


- Observações adicionais do trajeto:


Como já relatamos, alguns trechos até o município de Prados, não são acessíveis aos automóveis, sendo necessários caminhos alternativos. Nos impressionou ainda a presença de várias áreas erodidas, ausência de mata ciliar que protege os córregos, e topos de morro sem cobertura vegetal.


Mesmo assim foi possível experimentarmos paisagens ainda preservadas, basta ver nas fotografias.


5 comentários:

  1. Anita, Lú e todos vocês,

    Estão de prabéns com a iniciativa, estamos todos acompanhando a "aventura", e morrendo de "inveja" por não termos a coragem de vocês...

    Parabéns
    bjos.

    Carol

    ResponderExcluir
  2. ahhhh q saudade d vcs!

    mas a Nita sempreee conquista novos amigos! sou fã dessa minha cunhada!! AMO!

    tô aqui no cipó querendo estar ai com vcs.. nessa linda aventura!!!

    BOA VIAGEM queridos!!!!!!!!
    muita "respiração" pra vcs!!!!
    e como a carol disse..
    queria ter coragem tb e preparo fisico!

    ResponderExcluir
  3. Luuuuuuu,

    que legal..estou acompanhando o diário dessa grande aventura e estou torcendo por vocês...

    estou adorando as novidades.

    Beijo

    Suellen Santos

    ResponderExcluir
  4. GUI...
    To daqui fascinado com essa aventura ,simplismente sensacional ai imagens e os comentários .....
    Diariamente vou tá daqui espiando vcs ,um grande abraço a todos ,e aguardo mais novidades ......

    PIRATAS DA BIKE !!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Daria pra tirar uma fotinha da assinatura uai. Na outra cs fazem isso. kkkkkkkkkk. Abraço.

    ResponderExcluir