sexta-feira, 24 de julho de 2009

1º dia - Ouro Preto à Cristiano Otoni

Saímos às 6 horas da manhã de Belo Horizonte rumo à Ouro Preto, parte da equipe de ônibus e a outra parte de carro levando as bicicletas.

O friozinho na barriga até o momento da nossa partida foi uma constante.

Como previsto, houve uma solenidade na Praça Tiradentes marcando o início do nosso projeto, na qual foi realizada uma pequena apresentação onde pudemos expor nossos objetivos. Houve a presença de vários meios de comunicação (Agência Minas, Radio Educativa de Ouro Preto, Rádio Inconfidência, entre outros) assim como autoridades locais, como o Secretario Municipal de Cultura e Turismo Sr. Gleiser Boroni e representantes da Secretaria de Turismo do Governo de Minas, Srs. Gabriel Salgado e Turbino.

Um pouco atrasados, mas ainda dentro do previsto partimos às 9:30.

- O trajeto

Saindo de Ouro Preto o trajeto é marcado com inúmeras subidas e descidas seguidas, um difícil começo, até atingir o alto da Serra de Ouro Branco à 1560 m.

Neste começo confirmamos que "atrás de serra, tem mais serra".

O grupo de forma heterogênea, percorreu este primeiro percurso de aproximadamente 30 km em três horas. Apesar da dificuldade com as subidas a vista é belíssima em qualquer direção que for possível olhar. Com certeza chegar ao topo da Serra de Ouro Branco tem sua recompensa.

Após estes 30 km tivemos nossa primeira parada.

Passamos pelo Centro da cidade de Ouro Branco e seguimos rumo à Conselheiro Lafaiete. Neste ponto a estrada fica um pouco mais perigosa com poucos acostamentos e carros seguindo com maior velocidade.




À poucos quilômetros de Conselheiro Lafaiete realizamos nossa segunda parada, 20 km após a primeira. Este segundo trecho foi percorrido em cerca de duas horas.

Assim seguimos para Cristiano Otoni, no entanto havia uma pedra no meio do caminho... Não exatamente uma pedra, pois estas haviam muitas, mas o nosso problema foi um prego no meio do caminho. Este pequeno imprevisto na bicicleta do Leonardo nos atrasou cerca de uma hora.

Chegamos à Cristiano Otoni às 17h30 finalizando 77 km no primeiro dia. Fomos muito bem recebidos pelo Presidente do Circuito Turístico Vilas e Fazendas, Sr. Flávio Pitella e pelo Secretário de Turismo e Cultura de Cristiano Otoni, Sr. Robinson.

Após nos acomodarmos no Hotel Cupim, realizamos nossa palestra e a distribuição do material didático em um clube da Cidade.



A cidade de Cristiano Ottoni apesar do pouco tempo que tivemos para conhecê-la, nos pareceu muito aconchegante. De acordo com as informações dadas pelos Srs. Flávio e Robinson a cidade também se mostra bastante preocupada com as questões ambientais e turísticas, possuindo inclusive uma Usina de Reciclagem em conjunto com outros Municípios.

- Observações adicinais acerca do trajeto

O grupo identificou uma grande quantidade de lixo ao longo das rodovias e trilhas; construções irregulares próximas à Rodovia e em terrenos com inclinação provavelmente acima de 45°, topo de morro desmatado para pecuária, erosões, desmatamento em áreas de preservação permanente (ao longo de rios).

O trajeto de Ouro Preto à Ouro Branco possui uma vegetação mais preservada do que a observada no restante do trajeto, o que tornou a temperatura mais amena e o percurso mais agradável. Vale salientar que algumas matas eram de Eucalipto.

- Sinalização



Foi possível observar ao longo do nosso caminho inúmeros marcos da Estrada Real, o que auxilia muito a qualquer pessoa que pretenda percorrer o trajeto independente do meio de transporte escolhido.




- Momentos de Descontração

André: "O Zeca deve estar louco de vontade de andar de bike... mas a vontade vai passar rapidinho". - Também já havia sido percorrido 50 km.

Rodrigo e Marcos: "Nossa o pão integral está igual picanha!" - Os vegetarianos da equipe que não gostaram nada da comparação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário