domingo, 26 de julho de 2009

2° dia - Cristiano Otoni à Lagoa Dourada

Devido a dificuldades de acesso à internet o relato da experiência do dia 25 vai com um dia de atraso.


Após o café da manhã, Hélio e Gabriel revisaram as bicicletas enquanto colocávamos as bagagens no carro, em seguida saímos de Cristiano Otoni por volta das 10:30 da manhã, novamente um pouco mais tarde do que o previsto.




Após 19 km percorridos no asfalto tivemos nossa primeira parada na entrada de Carandaí. Neste ponto ao observarmos que o tempo estava um pouco nublado, resolvemos perguntar para um cidadão local sobre as condições meteorológicas.


"- Ei, o senhor acha que vai chover?


- Ah... vai chover sim."




Poucos quilometros depois de entrarmos na estrada de terra a previsão se confirmou. Felizmente a chuva não foi muito intensa e nem duradoura. Mas o frio e a garoa nos acompanharam até o final do nosso trajeto.

Tivemos a oportunidade de distribuirmos material didático sobre Meio Ambiente e orientarmos alguns agricultores, aqui representados pelo sr. José Messias, que demonstrou grande interesse pelo tema.



Ainda pela estrada de terra passamos pelos vilarejos de Arame e Bandeirinhas.



Às 14h50 chegamos ao nosso destino, Lagoa Dourada completando 57 km.



Fomos muito bem recebidos e acomodados pela sra. Aidê na Pousada das Vertentes, o que confirmou a hospitalidade do povo mineiro.



Experimentamos o famoso rocambole da cidade, o que é obrigatório a todo viajante que passa pela região.



Após um descanso na pousada, fomos para a Escola Municipal Angelina Medrado onde o representante da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer Sr. Rodolfo nos recepcionou para a realização da palestra.


Após a palestra jantamos no Restaurante Lagoa Dourada.


- Observações adicionais acerca do trajeto:




Ficamos surpresos ao nos depararmos com tamanha degradação ambiental no trecho entre Carandaí e a comunidade do Arame - distrito de Lagoa Dourada. Pouca mata nativa, áreas de preservação permanente sem vegetação, grandes plantações de eucalipto e agricultura extensiva.




No trecho seguinte, apesar de não estarem cercadas, as APP´s continuam preservadas, o que nos proporcionou um ambiente mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário